Numa publicação nas redes sociais, Donald Trump apelou ao presidente da Reserva Federal (Fed) para reduzir as taxas de juro “preventivamente” para ajudar a impulsionar a economia, dizendo que, Jerome Powell tinha sido consistentemente lento a responder à evolução económica.
“Pode haver um abrandamento da economia, a menos que o Mr. Too Late ("demasiado tarde" em português), um grande perdedor, baixe as taxas de juro, AGORA”, escreveu.
Nos últimos dias, Trump intensificou os ataques contra o presidente do Fed, pressionando Powell a baixar as taxas de juros para compensar os impactos inflacionários das novas tarifas.
Trump está a pressionar a Fed para reduzir as taxas, provavelmente para apaziguar o mercado de ações, que caiu a pique depois de ter anunciado a mais recente lista de tarifas. Mas Wall Street não está a morder o isco e parece estar a reagir em oposição aos ataques de Trump contra Powell e à independência do banco central dos EUA.
As críticas de Trump à forma como Powell gere a economia dos EUA surgem no momento em que os seus planos de aplicação de direitos aduaneiros conduziram a uma liquidação do mercado bolsista e aumentaram os receios de uma recessão económica.A intensificação do confronto de Trump com Powell, que nomeou para dirigir o Fed durante seu primeiro mandato, aumentou a turbulência do mercado.
O S&P 500, que aco...
[Short citation of 8% of the original article]